Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BRAÇO MECÂNICO HIDRÁULICO


Braço Mecânico Hidráulico - Vista Frontal


           O braço mecânico é um instrumento versátil, que pode ser tanto utilizado na área industrial, quanto logística e comercial. Além disso, o nosso projeto possui os 3 graus de liberdade mais próximos da base no formato rotacional. Estes tipos de juntas o classifica como um braço com articulação vertical. Sendo assim, é um braço que consegue executar uma maior quantidade de movimentos e consegue alcançar uma superfície maior, reforçando a sua versatilidade.


Braço Mecânico Hidráulico - Vista Lateral
Na indústria, ele pode ser utilizado em conjunto com os estudos de automação industrial. Assim, o robô seria capaz de substituir ou privar funcionários de movimentos repetitivos e desnecessários. Nesse aspecto o braço ajudaria tanto na parte psicológica do funcionário, quanto na garantia de funções que exijam mais do intelecto e menos do esforço físico do indivíduo, além de ajudar no desenvolvimento econômico e produtivo da empresa. Na logística, ou mais especificamente na logística de transportes, ele poderia ser utilizado em caminhões de carga, e assim auxiliar e agilizar o transporte e conseqüentemente o comércio em larga escala (Ex: Caminhões Munk). Além da logística o braço mecânico é utilizado na área da medicina e pelos agentes da lei, por exemplo, no desarmamento de bombas, os oficiais enviam um robô para fazer o trabalho de um homem. 



Parte física do braço:

O braço foi construído com base em um sistema de seringas interligadas, sendo que uma é a seringa que comanda o movimento e a outra é a que executa, a que fica no braço, a seringa pistão. É construída de madeira e seu design é importante para uma melhor distribuição de forças pela superfície do braço, o que garante a possibilidade de erguer cargas mais pesadas. O fluido é conduzido por tubos.
Seringas Interligadas (Princípio de Pascal)





Elétrica:

Motor: motor, na verdade, é um conversor de energia. No caso do motor elétrico, ele converte energia elétrica em energia mecânica cinética. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. A tarefa reversa, aquela de converter o movimento mecânico na energia elétrica, é realizada por um gerador ou por um dínamo. Em muitos casos os dois dispositivos diferem somente em sua aplicação e detalhes menores de construção.




Motor 12V de limpador de para--brisas
EQUIPE BRAÇO FORTE:
David Bitencourt
Diego Falheiro
Dourival Rodrigo
Emerson Barbosa
Igor Coelho
Monique Louzado




               



3 comentários:

  1. poderiam me passar todas as medidas dele ??? estou precisado muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda uma solicitação via e-mail, que vou procurar em meus arquivos e te passo.

      email: emerson.bse3@gmail.com

      Excluir
    2. VALEU AMIGO POR DAR A OPORTUNIDADE DE FALAR COM VOCÊ E JA ENVIE UMA MENSAGEM PARA VC ...

      Excluir