Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Rede Lan em uma Emrpesa de Engenharia

Lan (Local Area Network) foi gerada através de uma descrição de tamanho, pois cobrem uma área pequena e pertecem normalmente a uma empresa ou organização.
Para montar uma lan é necessário definir um servidor, que será um maquina com softwares de gerenciamento, recursos de monitoramento e administração, onde os outros computadores chamados de Clientes compartilham dados e tem acesso a seus serviços.

Clientes conectados a um Servidor
Características do Servidor:
Possuem um Sistema Operacional Específico:  Windows Seven
São máquinas mais potentes que os outros computadores (clientes)  como Processador, HD e Memória que garantem que o servidor tenha uma alta capacidade de processamento, possua uma grande quantidade de informações e compartilham diversos recursos.



Topologia Estrela
Em seguida é necessário definir a topologia de rede.
Topologia de rede:  É o nome utilizado para o modo como a rede é instalada, ou seja é o mapa da rede desde de onde passa os cabos até os percursos das mensagens, nesse caso foi utilizada a Estrela.
Onde utiliza-se um concentrador como ponto central da rede um Roteador.
Roteador: Um equipamento utilizado em redes de grande porte. Esse é mais inteligente que o Switch, pois além de exercer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota, daí vem o nome reteador.


sábado, 19 de novembro de 2011

INTRANET



Rede Global
       O termo "Intranet" começou utilizado a partir de 19 de abril de 1995 em um artigo de autoria de Stephen Lawton.  A intranet funciona como a internet, a diferença é que a Intranet é restrita a uma rede local. É utilizada dentro da empresa para que os usuários possam trafegar dados para outros usuários, para que assim possam visualizar informações que a empresa julga importante que fique restrito a esse grupo.
       Cada um que está se conectando recebe um número de TCP/IP e então é conseguido trabalhar através dessa codificação, é estabelecendo esse tipo de serviço esse tipo de rede. A intranet é formada por computadores, notebooks, netbooks, tablets, smartphones, iphones e entre outros equipamentos que podem receber e transmitir informações todos ligados a um provedor localmente instalado dentro da empresa, independente do tipo de rede, wireless ou a cabo. 
       Dentro da empresa a intranet tem um papel fundamental, as pessoas estão habituadas a trabalhar com a internet, como a intranet pode possuir a mesma cara da internet, os programas de computador, ou seja, os sistemas de informação da empresa estão migrando para dentro da internet. As empresas estão optando colocar dentro desse ambiente financeiro contas a pagar, programas de gestão, entre outros documentos importantes. Resumindo, a intranet é composta de redes abertas, seguras e internas.

Currículo

EMERSON BARBOSA SANTOS






Brasileiro, solteiro, 18 anos
Email: emerson_bss@hotmail.com
Blog: http://www.bsengmecanica.blogspot.com/


OBJETIVO

Trabalhar / Estagiar na área vinculada à engenharia mecânica e logística. Com o intuito de adquirir conhecimento e experiência.

Qualificações
Dinâmico, comunicativo, boa relação em grupo, atento, proativo. Experiência com computadores e formatação de textos.

FORMAÇÃO

Ensino Superior - Cursando
Centro Universitário Jorge Amado
Carga Horária: 4400 horas
Data de início: Fev/2011 Data de Previsão Término: Dez/2015

Curso de Aprendizagem Industrial Básico – Cursando
SENAI – Simões Filho
Carga Horária: 880 horas
Data de Início: Jul/2011 Data de Previsão Término: Jun/2012


Informações Adicionais

Protótipo Braço Mecânico Hidráulico

FIQUE ATENTO


XVIII CREEM - Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica
Período: 21 à 24 de novembro de 2011
Local: URI - Rio de Janeiro - Universidade Regional Integrada - Campus Erechim
Informaçõeshttp://www.abcm.org.br/creem2011/


3º Seminário Nacional de Prevenção de Desastres Naturais em Areas Urbanas
Período: 21 à 22 de novembro de 2011
Local: Bahia Othon Palace Hotel

Workshop: Como Fazer Alinhamento entre Estratégia, Processos e Pessoas.
Período: 06 à 07 de dezembro de 2011
Local: A confirmar
Informaçõeshttp://www.creaba.org.br/Evento/154/WorkshopComo-Fazer-Alinhamento-entre-Estrategia-Processos-e-Pessoas.aspx

VI Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada
Período: 22 à 25 de novembro de 2011
Local: Salvador, BA
Informações: http://www.cbtermo2011.ufba.br/

XV Simpósio Luso-Brasileiro Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA
Período: 18 à 21 de março de 2011
Local: Belo Horizonte-MG
Informações: http://www.gestaoambiental.ufscar.br/news/xv-simposio-luso-brasileiro-de-engenharia-sanitaria-e-ambiental

Escola de Verão Brasileira em Problemas Numéricos Aplicados
Período: 01 à 15 de fevereiro de 2012
Local: COPPE/ UFRJ - Rio de Janeiro

SOFTWARES NA ENGENHARIA

AutoCAD

O AutoCAD é um software de desenho assistido por computador da Autodesk Inc. desde 1982 que permite que seus usuários criem projetos em 2D e em 3D. Porque o AutoCAD é fácil de usar e por causa do seu alto nível de personalização, flexibilidade e renderização realista, é um dos mais vistos. Acima de tudo, o AutoCAD tem sido em torno de 27 fortes bases de usuários que podem usar e operá-lo sem problemas.


Como tal, muito mais profissionais como arquitetos, engenheiros e fabricantes de aço dependem da AutoCAD. O AutoCAD fornece um plano de trabalho e estimativas precisas. AutoCAD também podem ajudar os fabricantes de aço na produção de projetos de aço de uma forma eficiente. No seu melhor pode combinar o trabalho de um arquiteto com a análise e especificações de engenheiros. Desenhos do AutoCAD irá auxiliá-lo na obtenção de projetos complexos dividido em desenhos simples e ainda manter as especificações. 

AutoCAD Versão 2007
Link: http://www.clubedoautocad.com/autocad/85-o-que-e-o-autocad-

MDSolids

O MDSolids é um software educacional direcionado especialmente para os estudantes de mecânica dos sólidos, resistência dos materiais, etc. Este curso é tipicamente uma parte do programa dos cursos de engenharia civil, mecânica, e aeroespacial.
O software caracteriza-se por possuir rotinas para cálculo de momentos fletores, torção em colunas, estruturas axiais, estruturas estáticas indeterminadas, treliças, com análise das propriedades da seção, e incluindo a análise do círculo de Mohr e variações do stress e transformações da tensão.
O programa é extremamente versátil, tem uma interface gráfica de fácil entendimento, a entrada de dados não é complicada e todo o processo de cálculo de uma peça é explicada passo-a-passo através de textos, o que ajuda muito os estudantes no entendimento do processo de cálculo.
MDSolids

CerebroPV

O programa CerebroPV é uma ferramenta fundamental para projeto e análise de vasos de pressão calculados de acordo com o Código ASME Seção VIII Divisão 1.
A estrutura do CerebroPV em forma de assistente permite a entrada de dados de uma forma rápida, segura e de fácil aprendizado. O CerebroPV gera relatórios comerciais e memórias de cálculo, tanto em inglês como em português. Os relatórios e memórias podem ser mostrados utilizando um visualizador próprio, ou podem ser gerados como documentos MS-Word utilizando a tecnologia DCOM da Microsoft
A entrada de dados do programa pode ser feita utilizando qualquer sistema de unidades. O CerebroPV permite definir e padronizar diversos sistemas de unidades para a entrada de dados e para os relatórios comerciais.
As memórias de cálculo podem ser geradas no sistema imperial (in, lbf e psi), em duas opções sistema métrico internacional (mm, N e MPa) ou (mm, N e kPa) e no sistema métrico técnico (mm, kgf e kgf/cm²).
O alto grau de automação de cálculo do programa CerebroPV não prescinde da experiência e sensibilidade do projetista. Embora o programa possa ser utilizado por qualquer pessoa treinada, o projeto de um vaso de pressão deve ser realizado e/ou supervisionado por um profissional legalmente habilitado, de acordo com a legislação vigente.




Interface do CerebroPV

Link: http://www.cerebromix.com.br/engenharia/produto/cerebropv/cerebro-pv.htm

TECNOLOGIA & ENGENHARIA



  A tecnologia é um termo utilizado para todo e qualquer oficio que permite fabricar qualquer objeto com desígnio de satisfazer as necessidades do homem. Em tudo que fazemos há tecnologia e engenharia envolvidas, no entanto podemos dizer que a engenharia é dependente da tecnologia, pois com os avanços proporcionados pela mesma fez com que centenas de erros cometidos antes não sejam repetidos, tudo com o auxilio de novos softwares, instrumentos e equipamentos cada vez mais eficientes que beneficiam e auxiliam o engenheiro de várias formas. 
      Pode-se citar o exemplo na elaboração de uma peça para um motor, essa peça deve ser planejada e elaborada com medidas precisas onde à resistência do material deve ser levada em conta para não atrapalhar no rendimento do motor, sendo assim o engenheiro utiliza de diversas ferramentas que facilitam e diminuem a margem de erros, propiciando a precisão da peça a ser fabricada.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BRAÇO MECÂNICO HIDRÁULICO - VÍDEOS



BRAÇO MECÂNICO HIDRÁULICO


Braço Mecânico Hidráulico - Vista Frontal


           O braço mecânico é um instrumento versátil, que pode ser tanto utilizado na área industrial, quanto logística e comercial. Além disso, o nosso projeto possui os 3 graus de liberdade mais próximos da base no formato rotacional. Estes tipos de juntas o classifica como um braço com articulação vertical. Sendo assim, é um braço que consegue executar uma maior quantidade de movimentos e consegue alcançar uma superfície maior, reforçando a sua versatilidade.


Braço Mecânico Hidráulico - Vista Lateral
Na indústria, ele pode ser utilizado em conjunto com os estudos de automação industrial. Assim, o robô seria capaz de substituir ou privar funcionários de movimentos repetitivos e desnecessários. Nesse aspecto o braço ajudaria tanto na parte psicológica do funcionário, quanto na garantia de funções que exijam mais do intelecto e menos do esforço físico do indivíduo, além de ajudar no desenvolvimento econômico e produtivo da empresa. Na logística, ou mais especificamente na logística de transportes, ele poderia ser utilizado em caminhões de carga, e assim auxiliar e agilizar o transporte e conseqüentemente o comércio em larga escala (Ex: Caminhões Munk). Além da logística o braço mecânico é utilizado na área da medicina e pelos agentes da lei, por exemplo, no desarmamento de bombas, os oficiais enviam um robô para fazer o trabalho de um homem. 



Parte física do braço:

O braço foi construído com base em um sistema de seringas interligadas, sendo que uma é a seringa que comanda o movimento e a outra é a que executa, a que fica no braço, a seringa pistão. É construída de madeira e seu design é importante para uma melhor distribuição de forças pela superfície do braço, o que garante a possibilidade de erguer cargas mais pesadas. O fluido é conduzido por tubos.
Seringas Interligadas (Princípio de Pascal)





Elétrica:

Motor: motor, na verdade, é um conversor de energia. No caso do motor elétrico, ele converte energia elétrica em energia mecânica cinética. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. A tarefa reversa, aquela de converter o movimento mecânico na energia elétrica, é realizada por um gerador ou por um dínamo. Em muitos casos os dois dispositivos diferem somente em sua aplicação e detalhes menores de construção.




Motor 12V de limpador de para--brisas
EQUIPE BRAÇO FORTE:
David Bitencourt
Diego Falheiro
Dourival Rodrigo
Emerson Barbosa
Igor Coelho
Monique Louzado